Bahia

Poeta Ruy Espinheira Filho ministra oficina de criação na Caixa Cultural Salvador

Oficina de Criação e Arte-Poesia é promovida pelo projeto Gente Arteira e possui inscrições gratuitas

NULL
NULL

 src=A CAIXA Cultural Salvador apresenta, nos dias 29 e 30 de setembro (quinta e sexta-feira), das 14h às 16h, a Oficina de Criação e Arte-Poesia, ministrada pelo poeta baiano Ruy Espinheira Filho. A oficina objetiva abordar a gênese da produção artística na poesia, através da explanação do tema segundo visões de renomados autores e do contato direto com o público participante.

O workshop, idealizado pelo próprio Ruy Espinheira Filho e executado pelo projeto Gente Arteira, da CAIXA Cultural, contemplará 40 pessoas. Com inscrições gratuitas abertas a partir do dia 24 de setembro (sábado), os interessados podem se inscrever presencialmente, na recepção da própria CAIXA Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro. O critério de seleção será o da ordem dos inscritos.

Teoria e prática em poesia:

Durante dois dias de encontro, Espinheira conduzirá os participantes no processo de criação e arte-poesia, através da abordagem teórica do tema. Para iniciar a atividade, será feito um debate sobre a arte e seu caráter útil e real. Ainda no primeiro momento, serão discutidos temas relevantes, como a prática literária nas universidades, as dificuldades enfrentadas pelo poeta nordestino e o processo de criação segundo vários poetas, como Osman Lins, Manuel Bandeira, Mario Quintana e Jorge Luis Borges, entre outros.

No segundo dia de atividades, será a vez de enfrentar problemas, como a dicotomia entre a técnica e o verso-livre e o poema e a letra de música. Os participantes ainda serão desafiados a debater sobre o que é fazer poesia e como fazê-la. Os debates também passarão pela arte e engajamento de João Guimarães Rosa e a perspectiva do leitor comum, pela ótica de Samuel Johnson e Virginia Woolf. Esse momento ainda guarda espaço para leitura de diversos autores baianos, como Florisvaldo Mattos, Myriam Fraga, Antonio Brasileiro e Affonso Manta. Durante toda a oficina, a platéia poderá interagir com o poeta.

Reprodução: Caixa Cultural Salvador