Após a reforma, orçada em R$910 mil, o plano ganhou dispositivos adaptados à deficientes físicos, que já descerão das cabines no nível da rua, e também para os ciclistas, que poderão entrar com suas bicicletas no plano. A estrutura física do equipamento, que estava com infiltrações e o sistema elétrico desgastado, foi totalmente renovada, ganhando novas cabines, banheiros e câmeras de monitoramento. Segundo a prefeitura, agentes da Guarda Municipal estarão diariamente nas entradas do plano para garantir a segurança do local.
O motor do equipamento, que era movido à diesel, agora será movido por comandos elétricos. Além de mais bonito, moderno e acessível, o plano também está mais seguro. “Ele levou dois anos parado porque tínhamos que instalar e adequar os equipamentos de segurança. Nós implementamos um sistema anticapotamento, um limitador de velocidade e um sistema de segurança no plano”, disse o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota.
O Plano Inclinado Gonçalves funcionará de segunda à sexta, das 7 às 19h. Nesse primeiro mês após a reforma, a passagem não será cobrada. Depois disso, cada usuário deverá pagar R$0,15 para utilizar o serviço de transporte.
Foto: Reprodução/Agecom