A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (2), a "Operação Orobó", com o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em Salvador, Feira de Santana e Ruy Barbosa, todos na Bahia.
A ação desta quinta é um desdobramento da "Operação Águia de Haia", realizada em julho de 2015. Na capital baiana, a PF realiza buscas nos edifícios Salvador Shopping Business, ao lado do Salvador Shopping, e no Centro Comercial Gold Center, na avenida Vasco da Gama.
Com a ação anterior, a Polícia Federal detectou um esquema de desvio de recursos públicos que causou um prejuízo de mais de R$ 6,6 milhões aos cofres do município de Ruy Barbosa.
Agora, o objetivo da investigação é localizar e apreender provas da ocultação dos valores desviados, que, suspeita-se, teriam sido utilizados na aquisição de imóveis, veículos e outros bens.
Também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em escritórios de dois advogados suspeitos de participar da organização criminosa. A suspeita é que eles teriam agido para atrapalhar o andamento das investigações. Cerca de 30 policiais federais participam da ação.
O nome da operação, Orobó, é uma referência a uma serra que fica próximo ao município de Ruy Barbosa. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Foto: Reprodução/Agencia A tarde