Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (20), durante uma operação para combater o câmbio ilegal de moedas, operado por empresas de turismo da região do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. Cerca de 15 policias participaram da ação.
A operação teve início para investigar empresas de turismo que anunciavam publicamente o serviço de câmbio sem autorização do Banco Central. Com crescimento do número de turistas no verão, o serviço ilegal era realizado diariamente.
Na ação desta segunda-feira foram apreendidos documentos e mídias, além de diversos valores em moeda estrangeira. Houve também o flagrante de mais uma empresa que operava o serviço sem autorização. Os documentos serão submetidos à perícia e os valores apreendidos ficarão à disposição da Justiça.
O Banco Central não reconhece os dados de câmbio operados sem autorização. Os envolvidos responderão pelo crime previsto no artigo 16 da Lei 7.942/86, que prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos e pagamento de multa.
Reprodução/G1