Bahia

Pesquisa internacional avalia velocidade de veículos em vias de Salvador

Estudo não tem objetivo de fiscalizar ou gerar multas

Bruno Concha/Secom PMS
Bruno Concha/Secom PMS

Salvador está no foco de um estudo internacional que analisa a velocidade dos veículos em suas vias urbanas. A partir desta terça-feira (23), uma nova fase da pesquisa, conduzida pela Universidade Johns Hopkins em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), será iniciada, sem o objetivo de fiscalizar ou gerar multas.

Com pranchetas e equipamentos eletrônicos em mãos, uma equipe de 20 pesquisadores qualificados, vinculados à instituição norte-americana, coletará dados sobre a velocidade do tráfego nas ruas e avenidas da cidade. O estudo busca entender a evolução da velocidade ao longo do tempo, comparando os resultados com dados de fases anteriores, iniciadas no final de 2020.

O levantamento faz parte da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, em colaboração com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A equipe estará nas ruas até meados de abril, percorrendo 16 locais estratégicos da capital baiana.

Os pesquisadores, identificados com camisetas da UFC, usarão medidores portáteis para registrar a velocidade dos veículos, garantindo que nenhum dado pessoal, como placas, será anotado, e os motoristas não serão abordados. O foco é exclusivamente entender o comportamento no trânsito e a dinâmica da cidade.

Além da velocidade, a pesquisa também coletará informações sobre o gênero dos condutores e o tipo de veículo, oferecendo um panorama abrangente do trânsito em Salvador.