A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa que está em andamento a pesquisa de Origem-Destino domiciliar que vai contribuir nos estudos de mobilidade, e na melhoria das condições de vida nas cidades em relação ao transporte coletivo e à organização do tráfego. Neste mês de julho, as equipes estarão concentradas nas cidades de Salvador e Feira de Santana. Inicialmente serão visitados 11 bairros de Salvador e 9 bairros de Feira de Santana, totalizando 1.050 domicílios.
Além de colaborar para o mapeamento de informações do sistema de transporte que liga as duas regiões, os moradores também responderão questionamentos sobre outras diferentes áreas relacionadas com os aspectos sócio-econômicos e de adequado uso do solo. Os resultados dos estudos ajudarão na análise sobre a necessidade de intervenções referentes ao sistema de transporte coletivo e a organização do tráfego em ambas as regiões baianas. No trabalho de campo, os pesquisadores estarão devidamente identificados e uniformizados para entrevistar as pessoas nas suas residências.
A pesquisa é desenvolvida pelo estado em parceria com o Consórcio formado pelas empresas TRANSPLAN Planejamento e Projetos S/A, APPE Assessoria para Projetos Especiais Ltda, Certare Engenharia e Consultoria Ltda e Concremat Engenharia e Tecnologia S/A.
Com previsão de conclusão em um ano, a pesquisa pretende visitar mais de 24 mil domicílios em 19 municípios baianos das regiões metropolitanas de Salvador e Feira de Santana.
A pesquisa será realizada nos seguintes municípios:
– Região Metropolitana de Salvador (13): Salvador; Camaçari; Lauro de Freitas; Simões Filho; Candeias; São Francisco do Conde; Dias D'Ávila; Vera Cruz; São Sebastião do Passé; Madre de Deus; Pojuca; Mata de São João e Itaparica.
– Região Metropolitana de Feira de Santana (6): Feira de Santana; São Gonçalo dos Campos; Conceição do Jacuípe; Amélia Rodrigues; Conceição da Feira e Tanquinho.