Uma pesquisa pretende avaliar os impactos da pandemia de covid-19 nos médicos-veterinários atuantes na Bahia. O estudo, pioneiro no país, é realizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) e coordenado pelo médico-veterinário, conselheiro efetivo e membro da Comissão de Saúde Pública do CRMV-BA, José Roberto Pinho de Andrade Lima.
O Levantamento do impacto da covid-19 na classe Veterina?ria da Bahia está sendo aplicado de maneira virtual, em virtude da própria pandemia, e espera contar com a participação dos mais de cinco mil profissionais com registro ativo no estado.
Desde março de 2020 o CRMV-BA tem recebido diversos alertas e mensagens de profissionais afetados direta ou indiretamente pela pandemia. Os impactos são os mais variados, e vão desde problemas financeiros, passando questões de saúde, abalos emocionais e mortes de diversos médicos-veterinários em decorrência de complicações da covid. A situação também é observada por outros regionais que integram o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs), mas até o momento nenhum estudo oficial foi realizado para entender como a pandemia global tem afetado os médicos-veterinários, profissionais que já figuram entre os principais afetados por doenças como a síndrome de burnout e pelas altas taxas de suicídio no mundo.
“Temos verificado um grande número de veterinários afetados pela covid e observado um percentual elevado de mortes de profissionais pela doença, mas até então não temos um registro oficial de casos confirmados".
A participação no Levantamento do impacto da covid-19 na classe Veterina?ria da Bahia é voluntária, de extrema importância e os dados pessoais dos participantes serão mantidos em absoluto sigilo. A pesquisa pode ser respondida até o dia 30 de julho no site do CRMV-BA (www.crmvba.org.br).