Bahia

Perícias médicas do INSS são retomadas na Bahia

Barreiras voltou na segunda-feira (21) e outras quatro nesta terça (22)

NULL
NULL

A terça-feira, 22, foi de retomada gradual das perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em Salvador, quatro agências funcionaram, no interior do Estado, também retornaram nas cidades de Teixeira de Feitas, Ipiaú, Itamaraju e Ilhéus, no sul da Bahia. Em Barreiras, no oeste baiano, as perícias voltaram na segunda (21).

Todas as unidades passaram por vistoria na segunda. Na capital, apenas a agência do Comércio não foi autorizada a funcionar por ser considerada inapta ao atendimento, por causa da pandemia da Covid-19. No interior do estado, Dias D'Ávila também não pôde retomar o serviço.

As agências do INSS com perícia retomada em Salvador ontem foram: Bonfim, Itapuã, Mercês, Odilon Dórea (Brotas). No Interior voltaram Barreiras, Ilhéus, Ipiaú, Itamaraju e Teixeira de Freitas.

A reabertura das agências do INSS ocorreu na última semana, sendo que, as perícias estavam previstas para ser retomadas na última quarta-feira (16), mas os médicos peritos alegaram falta de segurança e adequação das agências, por causa da pandemia da Covid-19.

O INSS, entretanto considerou as agências aptas a realizar perícias, de acordo com as inspeções feitas nos dias 8 , 9 e 16 de setembro. Na sexta-feira (18), os médicos peritos anunciaram as vistorias, informando em nota, “ a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, cumprindo seu dever e atendendo a um anseio da sociedade, iniciou hoje uma série de vistorias nas agências do INSS, consideradas “aprovadas” em visitas de gestores da autarquia semana passada, para aferir se as mesmas estão com o mínimo padrão sanitário exigido para o retorno gradual e seguro. Os colegas que estão lotados nas APS consideradas inaptas deverão se manter em trabalho remoto por risco sanitário à vida do servidor e do segurado.A ANMP manterá mais vistorias na data de amanhã e enviará ao Secretário de Previdência a lista das agências inaptas bem como as pendências presentes em todas as vistorias para a devida solução caso a caso. Solicitamos que a Secretaria de Previdência não ameace os servidores lotados nas agências consideradas inaptas sob pena de responsabilização pessoal e funcional de quem der causa as ameaças por violação as leis 13.869/19 e 13.979/20.”

A Assessoria de Comunicação da Previdência Social enviou nota a Tribuna da Bahia explicando, “a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social informam que, nesta terça-feira (22), 202 peritos médicos federais compareceram aos seus postos de trabalho nas agências da Previdência e realizaram, até às 9h45 da manhã, 1.071 perícias presenciais. Esses atendimentos ocorreram em 86 agências com Perícia Médica, das 148 que já estavam com a agenda para hoje. A partir de amanhã (23), 201 agências terão perícias agendadas. O total, portanto, de agências aptas é 201. Há 486 peritos que deveriam ter retornado ao trabalho nesta terça-feira.” A Secretaria ainda informou, que não possuía os dados regionais, até o fechamento da matéria .

Os segurados lamentavam toda a situação. Na agência do INSS no bairro do Bonfim com o sistema fora do ar, em Salvador, Jurandir da Silva disse que fez cirurgia em fevereiro e foi bloqueado durante a pandemia. Triste aguardava o atendimento retomar “seis meses fechado e eu sem receber nada. Estava marcada para o dia 15, ainda fechada e retornei hoje. Situação difícil 18 anos contribuindo e nada de receber o apoio do INSS no momento que preciso. Sistema caiu e estou aqui aguardando.”

Genival Alves foi pegar a senha a fim de obter o código de acesso para que sua mãe faça a prova de vida, “aguardando aqui na fila que o sistema volte a funcionar.”

Nas agencias em que o sistema estava funcionando normalmente a média de espera era de 20 a 30 minutos.

 

Reprodução: Tribuna da Bahia

da Redação do LD