Bahia

Pedro Tourinho detalha funcionamento de guia voltado para o afroturismo em Salvador; confira

Pedro Tourinho é secretário de Cultura e Turismo de Salvador

Reprodução/Instagram @pedrotourinho
Reprodução/Instagram @pedrotourinho

O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, detalhou à imprensa, nesta segunda-feira (20), como será o funcionamento do Rolê Afro, uma espécie de guia voltado para o afroturismo na capital baiana. O lançamento da iniciativa aconteceu na Casa das Histórias de Salvador, no bairro do Comércio.

A ação tem como objetivo fortalecer a valorização de lugares, manifestações artísticas e culturais fruto da fusão de diversos povos africanos que deixaram a marca na cidade.

O guia reúne 30 pontos de visitação e 11 roteiros de experiência afrocentrados – a exemplo da Pedra de Xangô e a Festa das Águas de Oxalá – e faz parte do Plano de Desenvolvimento do Afroturismo, desenvolvido pela Prefeitura da capital baiana. Os roteiros foram montados em parceria com agências que cidade especialistas no tema.

"Esses roteiros não existiam formalmente, o que havia eram iniciativas pontuais. Só que agora temos vários roteiros que ligam esses pontos de afroturismo, esturuturando eles, colocando dentro de um programa de desenvolvimento do empreendedor […] Se a gente quer se estabelecer com uma capital afro do mundo, das Américas, precisamos ter esses roteiros organizados", disse o titular da pasta.