Parte de um casarão onde funcionava o centenário Restaurante Colon, localizado no bairro do Comércio, em Salvador, desabou no final da manhã desta quinta-feira (25). A área já estava isolada deste ontem (24) devido ao risco de queda. Não há registro de feridos.
De acordo com a Defesa Civil (Codesal), por falta de manutenção, o prédio, em que ficava o Colon, em frente à Praça Conde dos Arcos, foi evacuado, em vistoria realizada em 28 de setembro de 2020, e o responsável pelo estabelecimento foi notificado a suspender as atividades comerciais e evacuar imediatamente o imóvel até que o risco fosse sanado com a realização de serviços de recuperação e reforço estrutural das partes instáveis do imóvel, principalmente nos três últimos pavimentos superiores, sob a supervisão de profissional habilitado junto ao CREA/CAU.
Ainda segundo a Codesal, a solicitação de inspeção predial foi encaminhada, então, à Sedur para ações fiscais pertinentes, dentre outras, interdição do restaurante e imóvel. Por conta de desprendiento de reboco da fachada lateral, a área foi devidamente isolada e o prédio evacuado por conta da atual condição de precariedade estrutural interna e insegurança no local.
A Codesal realizou nova vistoria, ontem (24), no imóvel, fechado há cerca de três anos, interditando, por precaução, a área do entorno com a ajuda da Transalvador.