Um dos maiores parques de preservação ambiental do país fora da região Amazônica, com 152 mil hectares repletos de lugares de rara beleza cênica, o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) completa neste sábado, 16, 31 anos de criação.
Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio), tem como principal objetivo preservar fauna e flora. Algumas nascentes ajudam a formar o rio Paraguaçu, um dos principais responsáveis por abastecer 60% da população de Salvador.
"O parque resguarda banco genético valoroso para a pesquisa científica e para a conservação da biodiversidade", destacou a engenheira florestal Jandira Gomes, que pelo menos uma vez por ano passa entre 20 e 30 dias passeando pela região, "principalmente na área do parque, que possui espécies de plantas endêmicas", diz.
Com área que abrange os municípios de Palmeiras, Mucugê, Lençóis, Ibicoara, Itaetê e Andaraí e diversas comunidades residentes dentro do perímetro do parque, um dos principais desafios da administração do parque é a prevenção e combate a incêndios florestais, de acordo com a gestora da unidade, Soraya Martins.
(A Tarde) (AF)