Bahia

Para melhorar o trânsito, acesso a Stella Maris sofre mudanças

'Hoje só temos a Dilson Jatahy Fonseca, que é mão dupla. A Prefeitura vai construir uma nova avenida, que vai integrar também a orla e a Paralela'

NULL
NULL

Foto: Reprodução Google Street View

Com o objetivo de melhorar o trânsito, o tráfego de Stella Maris vai sofrer algumas mudanças. Na quinta-feira (27), foram iniciadas as obras de requalificação viária na alameda Dilson Jatahy Fonseca (conhecida como Alameda da Praia), com construção da nova Avenida Alameda Praia do Flamengo. Conforme o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), as intervenções devem durar três meses.

A requalificação tem o intuito de acabar também com a retenção de tráfego nas avenidas Luís Viana Filho (Paralela), Carybé e Dorival Caymmi, por causa do atual acesso a Stella Maris.

“Hoje só temos a Dilson Jatahy Fonseca, que é mão dupla. A Prefeitura vai construir uma nova avenida, que vai integrar também a orla e a Paralela e se chamará Avenida Alameda Praia do Flamengo. Será feito um grande binário e, com isso, vai ser duplicada a capacidade de trânsito de veículos diariamente na região, resolvendo o problema de quem mora e trabalha nesse trecho de orla, assim como das pessoas que saem de Salvador para a região metropolitana, principalmente nos horários de pico e finais de semana”, explicou Neto.

Alterações – A Alameda Dilson Jatahy Fonseca, também conhecida como Alameda da Praia e que hoje é mão dupla, passará a ter sentido único após a conclusão das obras com o intuito de acabar com o engarrafamento na avenida Paralela. O reflexo do congestionamento chega impactar quem segue para o aeroporto e para bairros como São Cristóvão, Itapuã e Mussurunga, travando a Paralela já a partir do Bairro da Paz em horários de pico ou aos finais de semana, por conta do acesso à praia.

Já a Alameda Praia do Flamengo, que também hoje é mão dupla, terá sentido único para a orla após as intervenções. Com 10,5m de largura e duas faixas nos cerca de 3,2km de extensão, a via terá o dobro da capacidade de tráfego, ganhando inclusive ciclofaixa e estacionamento com 1.108 vagas após as obras.

Outras melhorias – Segundo o prefeito, por meio do contrato de financiamento com o Banco Mundial através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), será feita ainda a requalificação do trecho de orla Stella Maris/Praia do Flamengo e Ipitanga. Também está prevista a realização da segunda etapa da requalificação da orla de Itapuã – ação em fase de captação de recursos.

No Conjunto Marissol, em Ipitanga, já foi realizada a implantação de nova iluminação, limpeza e pavimentação de algumas vias. Serão buscados recursos, segundo a prefeitura, para aplicação de asfalto em outras vias e construção de novo sistema de drenagem, dentre outras melhorias na localidade.

Bahia.ba // AO