“Eles vão terminar se entendendo e não haverá greve de ônibus em Salvador”. A afirmação é do radialista e âncora do programa Ligação Direta da Nova Salvador FM, Marcos Medrado, durante a edição desta quarta-feira,17.
Isso é o que toda a população deseja, mas que não venha acompanhada de aumento de tarifa, diz Medrado, porque a decisão final sempre é do presidente do Setps, José Augusto, porque o prefeito ACM Neto não manda em nada, não passando, apenas, de um mero concedente.
Informações não confirmadas dão conta de que o setps estaria pagando propina a terceiros para satisfazer seus interesses daí a dificuldades do acordo porque essa possível propina estaria saindo muito cara. Quanto aos prejuízos alegados pelos empresários, Medrado descartou esta possibilidade, argumentando, no entanto, que o ganho deve está sendo menor do que antigamente.
Os rodoviários querem 5% de ganho real acima da inflação; ticket alimentação de 30 unidades no valor de R$20; gratuidade no transporte do metrô; não desconto de assaltos e avarias; fim da dupla função, dirigir e cobrar nos micro ônibus,; plano de saúde pago pelos empresários e a não demissão de cobradores.
O impassse está criado porque os empresários não querem ceder em nenhum ponto. Nesta quinta-feira,18, estão programadas duas assembleias dos rodoviários no Sinergia, no bairro das Sete Portas, uma pela manhã outra a tarde, quando serão definidos rumos do movimento, podendo ser deflagrada a greve.
Por Alberval Figueiredo
Jornalista