Salvador registrou pancadas de chuvas no início da tarde desta sexta-feira (7). Os picos ocorreram em intervalos de aproximadamente 10 minutos, superiores a 30mm em algumas regiões da capital.
De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), as precipitações foram ocasionadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis/VCAN, que é a área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, o que faz com que o ar seco desça para a superfície.
Além disso, um sistema de baixa pressão que se forma sob áreas de divergência do vento que ocorrem nos níveis superiores da atmosfera também ocasionou na mudança climática.
Os maiores picos de chuvas foram registrados entre 13h e 13h10 em Bom Juá (31,2mm), Santa Luzia (30,8mm), Fazenda Grande do Retiro (28,2mm) e Calçada (21mm).
A previsão para o sábado (8) é de céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 60% de chuvas fracas e isoladas. Já no domingo (9), a previsão é de céu claro a parciamente nublado com chances de até 30% de chuvas fracas e isoladas. Não há risco para algamento e deslizamento de terra.