Bahia

Operação Sílere: Sedur apreende 33 equipamentos no fim de semana

De sexta (12) a domingo (14), foram contabilizadas 567 denúncias, com 415 vistorias realizadas

Reprodução
Reprodução

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) promoveu, no final de semana, mais uma fiscalização de combate à poluição sonora no município, a Operação Sílere, feita de forma integrada com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e as polícias Militar e Civil. De sexta (12) a domingo (14), foram contabilizadas 567 denúncias, com 415 vistorias realizadas. 

Os agentes apreenderam 33 equipamentos de som nos bairros da Liberdade, Fazenda Grande do Retiro, Pirajá, Federação, Bonfim, Marechal Rondon e Plataforma. Já os bairros mais denunciados foram Uruguai, São Caetano, Pernambués e Canabrava. 

Balanço

De janeiro deste ano até este domingo (14), a operação contabiliza quase 80 mil denúncias e aproximadamente 14 mil vistorias realizadas. Além disso, 1,5 mil equipamentos sonoros foram apreendidos e os bairros mais denunciados, durante este ano, foram IAPI, Santa Cruz, Pernambués e Itapuã. As fontes emissoras mais denunciadas foram veículos particulares e áreas públicas. 

Legislação

Pela lei municipal, a emissão de ruídos com níveis acima de 70 decibéis é permitida entre 7h e 22h. Após isso, precisa se restringir a 60 decibéis. Caso ocorra o descumprimento, o valor da multa pode variar entre R$1.211,73 e R$201.788,90, além da apreensão do equipamento de som. 

Aplicativo

As denúncias podem ser feitas por meio do serviço Fala Salvador, no número 156 ou site www.falasalvador.ba.gov.br , ou ainda pelo aplicativo Sonora Salvador. A ferramenta lançada pela Sedur permite também acompanhar o atendimento em tempo real, garantindo mais agilidade na prestação do serviço. O app pode ser baixado através do Play Store (Android) e, em breve, também será lançada a versão para iOS, no Apple Store.