Bahia

Operação Silere: Sedur apreende 28 equipamentos neste fim de semana

De sexta (17) a domingo (19), foram contabilizadas 826 denúncias e 212 vistorias

Jefferson Peixoto/Secom
Jefferson Peixoto/Secom

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou, no final de semana, mais de 212 vistorias realizadas em combate à poluição sonora no município, realizada de forma integrada com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e as polícias Militar e Civil. De sexta (17) a domingo (19), foram contabilizadas 826 denúncias e 28 apreensões de equipamentos. 

As ações aconteceram nos bairros de: Periperi, São Cristóvão, Ribeira, IAPI, Engenho Velho de Brotas, Doron, Luiz Anselmo e Vasco da Gama. Já os bairros mais denunciados foram Pituba, Uruguai, Brotas, Itapuã e Liberdade. 

Balanço

Entre janeiro e 19 de junho deste ano, foram registradas mais de 42,7 mil denúncias, com mais de dez mil vistorias realizadas e mais de mil apreensões de equipamentos. Os bairros mais denunciados no período foram IAPI, Santa Cruz, Pernambués e Itapuã. As fontes emissoras mais denunciadas são veículo particular, área pública e estabelecimentos como bar, restaurante e boate, respectivamente. 

A lei municipal 5.354/1998, que dispõe sobre a utilização sonora em Salvador, permite a emissão de ruídos com níveis até 70 decibéis das 7h às 22h e até 60 decibéis das 22h às 7h. Para o cidadão ou estabelecimento que for flagrado infringindo a lei, a multa varia de R$1.211,73 a R$201.788,90 e os equipamentos sonoros são apreendidos. 

Aplicativo

Além do serviço Fala Salvador, no número 156 ou site www.falasalvador.ba.gov.br , os cidadãos também podem fazer a denúncia em tempo real através do aplicativo Sonora Salvador A ferramenta lançada pela Sedur permite também acompanhar o atendimento, garantindo mais agilidade na prestação do serviço. O app pode ser baixado através do Play Store (Android) e, em breve, também será lançada a versão para iOS, no Apple Store.