A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) divulgou o balanço do primeiro semestre deste ano da Operação Cidade Dez, Sucata Zero. De janeiro a junho, foram notificadas 274 sucatas de veículos e bens inservíveis abandonados em vias públicas de Salvador. Dentre elas, 218 já foram removidas das ruas, enquanto 54 foram apreendidas e encaminhadas para o setor de guarda de bens da Prefeitura.
Além disso, 164 notificações resultaram na remoção voluntária por parte dos proprietários após serem notificados. Foram recebidas 203 denúncias por meio do Fala Salvador 156 e das redes sociais, além de protocolos realizados diretamente na Semop.
A operação, de acordo com o diretor de serviços públicos da pasta municipal, Alysson Carvalho, tem como objetivo contribuir para a limpeza, segurança e saúde pública da cidade, além de liberar o fluxo do trânsito de pedestres e preservar a estética urbana, tornando as vias e praias mais bonitas e acessíveis para a população.
"A nossa missão é garantir que o ordenamento da cidade seja preservado, permitindo que a população transite de forma segura, em uma cidade organizada e limpa. Com o apoio da população, estamos trabalhando para garantir dias melhores em uma cidade cada vez melhor”, declarou Carvalho.
Além das sucatas de veículos, a operação também abrangeu a remoção de sucatas de barcos. Durante o primeiro semestre, foram emitidas 12 notificações relacionadas a barcos abandonados, resultando em duas apreensões e quatro remoções realizadas pelos proprietários após serem notificados. No total, foram retirados seis barcos que estavam comprometendo o ordenamento e a segurança nas áreas costeiras.
Resgate
O material apreendido permanece por um período de 90 dias, durante o qual os proprietários têm a oportunidade de reaver os seus bens mediante o pagamento de uma multa. Caso não haja a regularização, a Prefeitura tem a opção de realizar a doação ou leilão desses itens.