A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), segue com a Operação Liquida Salvador, que segue até segunda-feira (7), em shoppings e comércio de rua de Salvador. O objetivo é fiscalizar e vistoriar as condições de ofertas deste período, além de averiguar possíveis práticas abusivas.
Na manhã desta sexta-feira (4), os agentes estiveram no Center Lapa, no centro de Salvador. Durante a manhã, das dez lojas vistoriadas, duas haviam sido notificadas. A primeira, um estabelecimento que vende calçados, foi notificado por ausência de informação de preço na vitrine. A segunda, de roupas, pela ausência de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em local visível, para consulta dos clientes.
Desde o início da operação, mais de 160 estabelecimentos foram visitados, com 11 autuações, sendo quatro por ausência de informação de preço, um por ausência de informação de validade, dois por ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 12.291/10) e quatro por ausência de etiqueta de preço.
Denúncias
Para fazer uma denúncia, que pode ser sigilosa, o consumidor deve acessar um dos canais oficiais do órgão. São eles o aplicativo Codecon Mobile, o telefone Disque Salvador 156, ou através do site Fala Salvador. Se preferir, pode agendar um atendimento presencial através do site agendamentocodecon.salvador.ba.gov.br .