Bahia

Operação junina da Codecon vistoria 66 estabelecimentos em Salvador

A operação foi encerrada na terça-feira (22)

Igor Santos/Secom
Igor Santos/Secom

A Operação São João, realizada pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vistoriou 66 estabelecimentos comerciais em Salvador para verificar os preços e condições sanitárias dos produtos juninos. A ação foi encerrada na terça-feira (22) e notificou três estabelecimentos por ausência de preço e ausência de validade do material vendido.

A operação teve como objetivo dar suporte ao consumidor para fazer compras seguras e econômicas no período junino. As vistorias da Codecon ocorreram nas feiras de São Joaquim, Sete Portas, Itapuã, Japão (Liberdade), no Centro de Abastecimento de Paripe, na Ceasinha do Rio Vermelho, shoppings e supermercados.

Dividida em duas fases, a Operação São João começou com a verificação dos preços de produtos juninos típicos. O resultado da pesquisa demonstrou que itens como amendoim, milho, coco seco, leite de coco, laranja, massa de carimã e licor estão mais baratos na Feira de São Joaquim. Em seguida, foram realizadas as vistorias para averiguar as condições de oferta e a validade dos produtos, assim como as condições de armazenamento e higiene e, também, o cumprimento das medidas de combate à Covid-19. 

O cidadão que flagrar qualquer violação ao direito do consumidor em algum estabelecimento comercial pode efetuar a denúncia no site da Codecon, no endereço www.codecon.salvador.ba.gov.br; pelo Fala Salvador, no site www.falasalvador.ba.gov.br ; através do aplicativo Codecon Mobile ou, ainda, pela Central de Atendimento Disque Salvador, no número 156.