As árvores que compõem o bambuzal que fica na entrada do Aeroporto Internacional de Salvador estão sendo podadas na manhã desta segunda-feira (17). De acordo com a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), a poda é uma ação preventiva e vai retirar apenas as plantas que estejam mortas.
O mutirão conta com 30 operários, dois caminhões-muncks e três caminhões de recolhimento. A expectativa é de que sejam retirados entre 15 a 20 toneladas de vegetação. Segundo o titular da Seman, Marcílio Bastos, essa ação nunca tinha sido realizada antes. “A ideia é que sejam removidas as partes mortas para melhorar o vigor do bambuzal e melhorar a segurança das caminhadas de quem usa as calçadas”, disse o secretário.
Uma das faixas foi interditada para estacionar os caminhões que vão recolher o material. Antes da poda, engenheiros agrônomos da Seman fizeram uma vistoria no local.
O serviço de poda e erradicação de árvores no município de Salvador é amparado pela Lei Municipal 5.493/99, que visa à adequação dos vegetais ao espaço urbano, melhoria do paisagismo, eliminação do risco de queda de galhos, proliferação de pragas, contato com a rede de abastecimento elétrico, iluminação pública e outros.
Fonte: Correio 24 Horas