A Operação Cidade Dez, Sucata Zero, realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), chegou à primeira quinzena de dezembro contabilizando, ao longo do ano, 851 sucatas notificadas, sendo 238 apreendidas e 606 removidas pelos proprietários após a notificação. A operação teve apoio da população através do Fala Salvador, que colaborou em 627 denúncias, sendo 32 referentes a sucatas de barcos. Dentre os locais com maior incidência de casos está a Avenida Afrânio Peixoto, no Subúrbio.
O chefe da operação, Roberto Guerreiro, ressaltou a importância e objetivos da iniciativa. “O Cidade Dez, Sucata Zero tem como objetivo preservar a estética da cidade, além de contribuir para saúde pública eliminando vetores de doenças que podem ser transmitidas pelo acúmulo de água parada e sujeira”.
Ele também ressaltou que a ação contribui para melhorar a segurança pública, pois os materiais também podem ser usados como esconderijo para prática de delitos. “Ademais, nosso serviço colabora com o trânsito ao remover sucatas de locais indevidos, permitindo uma melhor locomoção de veículos e pedestres. Então, nosso trabalho é de fundamental importância para melhorar a qualidade de vida da cidade, deixando-a mais bonita e digna”, avaliou Guerreiro.
Os cidadãos podem solicitar a remoção de sucatas, como barcos, veículos, geladeiras e demais materiais inservíveis, através do Fala Salvador, no site www.falasalvador.ba.gov.br ou telefone 156. Antes da apreensão, os agentes da Semop notificam o proprietário do veículo ou material abandonado, para que faça a remoção no prazo de até 72 horas. Em casos urgentes, a retirada pode ser imediata.
As sucatas recolhidas são encaminhadas para o Setor de Guarda de Bens (Segub), localizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin. Os proprietários podem fazer a retirada mediante apresentação de documento com foto, além dos documentos do veículo. O prazo para reivindicação do bem é de 60 dias, com pagamento de multa. Quando não retirado, o bem é leiloado.