Operação Dilúvio Moral

Operação contra doações falsas às enchentes do Rio Grande do Sul é deflagrada na Bahia

Feira de Santana foi uma das cidades que recebeu a operação

Foto: Divulgação / PCBA
Foto: Divulgação / PCBA

Uma ação conjunta entre polícias, realizada nesta terça-feira (19), desarticulou um esquema de fraudes em campanhas de doações falsas durante as enchentes de maio no Rio Grande do Sul. A Operação Dilúvio Moral foi deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul e contou com o apoio das polícias civis da Bahia, Pernambuco e Minas Gerais.

A operação cumpriu três prisões preventivas e três mandados de busca e apreensão. Assim, ações simultâneas aconteceram Feira de Santana (BA), Olinda (PE) e Belo Horizonte (MG).

A investigação identificou um casal de Olinda como os principais articuladores. Além disso, uma mulher de Belo Horizonte é considerada responsável por abrir contas para receber os valores. A 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana cumpriu mandados em locais relacionados à fraude. Por lá, os policiais encontraram pés de maconha, a droga in natura, sementes da planta, um simulacro de arma de fogo, aparelhos eletrônicos, cartões de crédito e maquinetas de cartão.

O esquema consistia na criação de páginas falsas que simulavam campanhas de arrecadação, redirecionando vítimas a um site semelhante ao “Vakinha”. Os golpistas desviavam as doações para contas que controlavam por meio de um QR Code, enquanto impulsionavam as páginas nas redes sociais para ampliar o alcance.

O trabalho conjunto utilizou tecnologias avançadas para rastrear os envolvidos e apreender provas. Autoridades bloquearam as contas bancárias vinculadas ao esquema e retiveram os valores desviados. A operação reforça a importância da integração entre polícias de diferentes estados no combate a crimes sofisticados, com esforços contínuos para desarticular toda a organização criminosa.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.