Bahia

Operação combate fraudes de empresa em Salvador

Intitulada "Sede de Justiça", a ação investigou a sonegação de mais de R$ 11 milhões

NULL
NULL

Uma operação deflagrada em Salvador e Dias D'Ávila na manhã desta quinta-feira (27), desarticulou um esquema de sonegação e outras fraudes na empresa de água mineral Frésca. A Ação conjunta entre a Secretaria da Facenda, a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual cumpriu quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão.

Intitulada "Sede de Justiça", a ação investigou a sonegação de mais de R$ 11 milhões somente nos últimos cinco anos. O esquema foi baseada na falta de recolhimento do ICMS declarado e na utilização de artifícios no processo de produção e distribuição da água mineral engarrafada, com o objetivo de escapar da tributação.

As investigações constataram irregularidades como venda sem emissão de documento fiscal, subfaturamento nas vendas de água mineral em garrafões de 20 litros, omissão de saídas de produto acabado tributado, utilização de "sócio laranja" na composição societária de empresas e ocupação irregular do mesmo endereço por mais de uma empresa, inclusive concomitantemente e por mais de um período.

A delegada de Crimes Econômicos e contra a Administração Pública (Dececap), Márcia Pereira, informou que entre os detidos estão um 'sócio laranja' e três 'sócios ocultos', que seriam os verdadeiros proprietários das empresas. "Foram identificadas outras pessoas, possíveis 'laranjas', que serão interrogadas. Em torno de seis pessoas ainda serão ouvidas".

Foto: Reprodução / A Tarde Online