Bahia

Operação Arcanjo Azul realizou mais de 3 mil patrulhamentos em cinco meses

Foram mais de 17 mil horas de serviços prestados, mobilizando, diariamente, 60 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), em 50 bairros da capital

Reprodução
Reprodução

Em cinco meses e meio de atuação, a Operação Arcanjo Azul, de reforço à segurança dos usuários do transporte público, nos pontos de ônibus em Salvador, registrou mais de mais de 3 mil patrulhamentos realizados. Foram mais de 17 mil horas de serviços prestados, mobilizando, diariamente, 60 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), em 50 bairros da capital.

Na manhã desta quarta-feira (2), agentes do Grupo de Apoio ao Turista (GAT) detiveram quatro suspeitos de praticar roubo, em um ponto de ônibus na Calçada. A equipe da GCM realizava patrulhamento preventivo da Arcanjo Azul, quando localizou os criminosos a bordo de um veículo modelo Logan, de cor branca, no bairro do Pero Vaz, depois da denúncia de populares. O automóvel possuía restrição de roubo.

Na abordagem, foram encontrados, em posse dos suspeitos, um simulacro de arma de fogo, um relógio e quatro celulares. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, na Avenida ACM, para adoção das medidas cabíveis.

Efeito surpresa

“Fizemos um mapeamento dos 30 pontos de ônibus com maior número de ocorrências, a partir de relatos feitos pelos próprios rodoviários à Secretaria de Mobilidade (Semob). A operação tem sido contínua”, explica Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda Municipal. 

A operação é dividida em dois turnos. O primeiro ocorre pela manhã, das 5h às 8h, e o segundo das 17h às 20h. Os pontos de ônibus guarnecidos pelas viaturas e agentes da GCM são definidos estrategicamente pelo órgão, sem divulgação ou informação prévia, para garantir o efeito surpresa da ação.