Para o mês de setembro, meteorologistas apontam potencial de quebras de recordes de calor, com temperaturas chegando a 40° em alguns estados do Brasil. A Bahia figura na lista, porém, em Salvador, as temperaturas devem manter a média histórica do mês, variando entre 28ºC e 30ºC.
Segundo a MetSul Meteorologia, as altas temperaturas deverão ser registradas em vários Estados, com o calor "muito intenso" ou "extremo", caracterizado por marcas próximas de 40ºC, podendo chegar a 45ºC. O motivo do calor é a presença de uma massa de ar extremamente quente.
Além da Bahia, estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão serão atingidas. "Trata-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades", diz o MetSul.
A cidade de São Paulo é um dos locais em que a temperatura pode bater recordes de calor. De acordo com a MetSul, a temperatura ficará perto ou acima de 40ºC no interior. Marcas perto ou acima dos 40ºC devem ser registradas em muitas cidades do Norte, de Goiás, do Sudeste do Brasil e de alguns estados do Nordeste, como no Oeste da Bahia, no Maranhão e no Piauí.
Vale ressaltar que temperaturas semelhantes ocorreram entre setembro e outubro de 2020. À época, uma bolha de calor se instalou na região sob um padrão de bloqueio atmosférico, com vários dias de calor extremo.