Bahia

Oito municípios baianos têm dia D de vacinação contra Febre Amarela neste sábado

Cerca de 3,3 milhões de pessoas de Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, São Francisco do Conde, Salvador e Vera Cruz devem tomar a dose

NULL
NULL

Dia D da campanha de vacinação contra a febre amarela será no sábado (Foto: p10luz/Secom/PMU)

Para chamar atenção da população para importância da imunização contra febre amarela, acontece neste sábado (23) o dia D de vacinação contra a doença, nos oito municípios baianos que participam da campanha. Cerca de 3,3 milhões de pessoas de Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, São Francisco do Conde, Salvador e Vera Cruz devem tomar a dose fracionada até o final da campanha, que teve início no dia 19 de fevereiro e vai até 9 de março.

Para o dia D, os municípios estão preparando esquemas especiais para facilitar o acesso da população à vacinação. Em Lauro de Freitas, 13 unidades de saúde funcionarão das 8h às 17h. Haverá ainda outros nove postos montados no Parque Ecológico, na Praça-Centro, na Escola Ana Lúcia e em seis supermercados. Em Camaçari, além de 16 unidades de saúde que estarão abertas de 8h às 16h, dois postos estarão montados de 9h às 15h, nos shoppings Boulvard Camaçari e Guarajuba. 

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, alerta que é muito importante que a população busque os postos de vacinação para recebera a dose fracionada da vacina. “Até o momento não tivemos casos de febre amarela em humanos no nosso estado. Isso se deveu ao grande esforço dos municípios e do governo do estado, mas o vírus está circulando. Quanto mais gente vacinada, menor é a chance de haver a introdução da febre amarela humana em nosso meio”, pontua o Secretário.

A vacinação é destinada a pessoas a partir dos dois anos de idade, inclusive indígenas, desde que não apresentem condições clínicas especiais Todos que já tiverem tomado a vacina ao longo da vida não terão a necessidade de receber nova dose. A intenção é proteger o maior número de pessoas contra a Febre Amarela, em localidades com grande contingente populacional e que tem evidência de circulação do vírus e risco elevado de transmissão da doença.

Fonte: Secom // AO