A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou o oitavo caso de morte por dengue no estado em 2024. A vítima é uma mulher de 29 anos. A ocorrência foi registrada na quinta-feira (29), em Barra do Choça, na região Sudoeste.
Na quinta-feira (29), o governador Jerônimo Rodrigues confirmou a sétima vítima. Segundo o balanço divulgado, além de Barra do Choça, até o momento, já foram registradas mortes nos municípios de Ibiassucê, Piripá, Irecê, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Jacaraci, única cidade a confirmar duas vítimas.
Para combater o avanço da dengue, a Bahia adere neste sábado (2) ao Dia D de mobilização nacional. A iniciativa reforça a necessidade de uma ação coletiva diária e destaca o papel vital que cada indivíduo desempenha na prevenção da doença.
A Bahia registra um aumento significativo de casos de Dengue, com mais de 16 mil casos prováveis, quase o dobro em comparação ao mesmo período de 2023. Atualmente, 64 cidades estão em estado de epidemia, com a região Sudoeste sendo a mais afetada.
O combate à Dengue na Bahia ganhou mais uma aliada: a tecnologia. O Governo do Estado deu início ao uso de drones como nova estratégia para identificar em áreas de difícil acesso focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya. As imagens capturadas pelos equipamentos são analisadas pelos agentes de endemias, que conseguem identificar locais com acúmulo de água parada e possíveis criadouros do mosquito, facilitando a ação das equipes e tornando o combate mais eficaz.