Ao menos seis instituições de ensino em várias regiões da Bahia seguem ocupadas nesta terça-feira (8), em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que tramita no Senado e estabelece limite de gastos públicos.
A Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), o Instituto Federal da Bahia (IFBA), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) registram ocupações por tempo indeterminado.
Estudantes da UFBA ocupam a reitoria da instituição, em Salvador, mas nenhum pavilhão de aulas foi ocupado e as atividades acadêmicas estão mantidas. Nesta terça-feira (8), ocorre no local a terceira edição do ciclo “Cidadania Cultural em Debate”, que terá como tema “Infância e juventude: a cultura como chave para o desenvolvimento”, e reúne quatro mulheres na mesa de debate.
Também na UFBA, os servidores técnicos-administrativos, em greve desde o dia 24 de outubro, fecharam os portões da Secretaria Geral dos Cursos (SGC), no bairro do Canela, na capital baiana, desde as 6h desta terça-feira. O protesto ocorre também contra a PEC 55.
No IFBA, as ocupações ocorrem em 11 campi, de Simões Filho, Valença, Ilhéus, Porto Seguro, Feira de Santana, Conquista, Barreiras, Irecê, Paulo Afonso, Juazeiro e Eunápolis. Em todos os campi ocupados, as aulas estão suspensas.
Já na Uesc, em Ilhéus, os estudantes impedem a entrada de carros e, por conta disso, a entrada só acontece a pé. Na universidade, algumas aulas estão acontecendo, assim como eventos como simpósios e seminários.
Na Uefs, em Feira de Santana, os estudantes ocupam o local, mesmo após o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ter aberto um inquérito civil para apurar a ocupação e ter recomendado à reitoria que providencie o retorno das aulas na instituição.
Os alunos da Ufob ocupam os campi de Barreiras, Barra e Santa Maria da Vitória. Os campi de Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães não registram ocupação.
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está sem aulas e com ocupação de alunos nas cidades de Cruz das Almas, Cachoeira, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Santo Amaro.
O G1 não conseguiu contato nesta terça-feira (8) com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que registravam ocupações até a semana passada.
Reprodução: G1 – BA