Bahia

Ocupação de leitos de UTI em Salvador cai para 75% e indica primeira fase de reabertura

Se capital baiana permanecer por cinco dias com taxa de 75% ou menos, sinal verde será dado

NULL
NULL

 

 

A retomada das atividades econômicas está próxima. Na tarde deste sábado (18), a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para covid-19 chegou a 75% em Salvador. O número é o estipulado para o início da primeira fase da reabertura do comércio na capital baiana.

Para que a retomada aconteça, a taxa, somando UTI adulto e pediátrico, tem que ficar por 75% ou menos ao longo de cinco dias. Só então, as atividades poderão retornar. A etapa inclui shoppings, templos e igrejas, drive-ins e comércio de rua de mais de 200m². Na manhã deste sábado, o número chegou a ficar em 74%, mas subiu 1% horas depois.

De acordo com o Business Intelligence da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que atualiza as informações em tempo real, Salvador tem 658 leitos de UTI disponíveis apenas para pacientes com coronavírus, sendo 631 para adultos e 27 pediátricos. Deste total geral, 489 possuem pacientes internados, o que significa 75%.

Em entrevista ao Bahia Meio-Dia, da TV Bahia, neste sábado (18), o prefeito ACM Neto comentou sobre os planos para a reabertura, já que é esperado que mais baianos saiam às ruas de Salvador. 

 

 

"A prefeitura está se preparando para o aumento do número de pessoas nas ruas da cidade. A primeira previsão é aumentar a frota de ônibus para 70% – lembrando que essa frota já chegou a ser de 30%.

Qual a folga que teremos nas UTIs, com esse aumento de pessoas? Eu diria 5%. Se passar desses 5%, for para 80%, corre o risto de fechar de novo. Subir 5 pontos teria que rever a autorização para a reabertura. Mas espero e tenho confiança que isso não acontecerá. Para isso, cada um tem que fazer sua parte, evitando aglomerações, usando a máscara, fazendo higienização", disse Neto.

Ao longo desta semana, o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, já tinham indicado que as atividades deveriam retornar na semana que vem. "Acredito que quinta (23) ou sexta (24) da semana que vem a gente abra", disse Leo, na última sexta-feira (17).

No mesmo dia, o prefeito anunciou, em seu Twitter, uma proposta para que lojistas, funcionários de lojas, trabalhadores e terceirizados que trabalham nos shoppings tenham suas temperaturas medidas diariamente.

 

Correio// Fgueiiredo