O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito para investigar as obras de requalificação do bairro do Rio Vermelho. O órgão aceitou na última terça-feira (28), a representação de um grupo de moradores denominado "Coletivo Rio Vermelho".
O objetivo do MPF é investigar se existe na região algum bem ou imóvel que seja tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Caso tenha, o órgão investiga se as obras estão causando danos a arquitetura e a estética destes imóveis.
Ainda segundo a portaria, a Secretária de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) tem 30 dias para prestar esclarecimentos em relação ao caso. A Sindec também deve indicar "especificamente" quais os órgãos responsáveis pela coordenação, planejamento e execução das obras.
Nesta última quarta-feira (05)A Prefeitura, por meio de nota, se pronunciou quanto ao caso, . Confira:
A Prefeitura informa que ainda não foi notificada a respeito de qualquer ação do Ministério Público Federal (MPF) sobre a sobras de requalificação da orla do Rio Vermelho. Assim que for solicitada oficialmente, estará pronta e disposta a esclarecer qualquer dúvida do órgão. A Prefeitura lembra que o projeto foi debatido durante dois anos com os moradores e comerciantes do bairro, além de representantes de entidades e associações, tendo recebido inúmeras sugestões, várias delas acatadas pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF).
(Foto: Reprodução)