Bahia

Obras de mobilidade do governo melhoraram ‘visivelmente’ trânsito em Salvador, diz Sedur

'O metrô se tornou a maior feita pela gestão do governador Rui Costa na capital'.

NULL
NULL

Obras de mobilidade do governo melhoraram ‘visivelmente’ trânsito em Salvador, diz Sedur

Em 2014, o trânsito de Salvador era o segundo mais congestionado do país, segundo dados da empresa de monitoramento de tráfego TomTom. Em 2017, a capital baiana havia deixado o ranking das 10 cidades com o trânsito mais caótico do mundo (leia aqui). Nos últimos dez anos, Salvador passou por uma série de intervenções viárias e também obras que mudaram as configurações do transporte público soteropolitano. Mudanças que levaram a cidade a abandonar o ingrato ranking. Segundo a superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Grace Gomes, no campo das obras para transporte público, o metrô se tornou a maior feita pela gestão do governador Rui Costa na capital.

“O metrô veio dar um salto de qualidade no transporte público em Salvador. Ele dá uma dignidade à população que usa o transporte aqui. Depois do metrô, a prefeitura passou a exigir ônibus melhores, mais novos, com mais qualidade para as pessoas. O metrô é mais seguro. Você não tem registros de roubos, de violência. É um ambiente confortável”, elencou Grace, em entrevista. Atualmente, o modal transporta diariamente cerca de 270 mil passageiros, segundo números fornecidos pela Sedur. Cada trem é capaz de levar mil pessoas, em um intervalo de 5 minutos entre um e outro. Entre 2014 e 2017, o governo entregou a linha 1 completa e a linha 2 quase completa também, faltando apenas a inauguração da Estação Aeroporto, que fará o metrô de Salvador chegar até Lauro de Freitas.

Na linha 1, ainda ocorrerá uma ampliação, com a construção do tramo 3, que ligará a Estação Pirajá até Águas Claras, onde está prevista a nova rodoviária da cidade. A entrega do metrô, no entanto, veio acompanhada de obras que modificaram a infraestrutura viária do município. Grace destaca algumas. Uma delas foi o Complexo Viário Imbuí-Narandiba, conjunto de três viadutos sobre a Avenida Luís Viana Filho (Paralela). Dois deles ligam o bairro do Imbuí à Paralela. O outro, desse bairro para Narandiba. As obras começaram na gestão do ex-governador Jaques Wagner e foram continuadas na atual administração. Além disso, o governo estadual também construiu a alça de ligação da BR-324 com a Avenida Luís Eduardo Magalhães e também a ligação da Avenida ao Stiep, nas imediações do Centro de Convenções.

Outro viaduto inaugurado recentemente foi nas proximidades do Shopping Paralela, em mais uma obra complementar ao metrô. A estrutura deu aos motoristas mais uma possibilidade de retorno para quem trafega pela Paralela. Um outro equipamento também foi construído nas imediações da Ferreira Costa, além do viaduto na saída de Stella Maris, pela Alameda das Praias, que liga o bairro também à Paralela. Não só a Salvador se restringiram as intervenções. Na passagem da capital baiana para Lauro de Freitas, o governo construiu um viaduto que liga o Complexo Dois de Julho ao município da região metropolitana.

De acordo com Grace, essa série de mudanças fizeram o tráfego na Paralela, uma das regiões com mais retenção no tráfego em Salvador, melhorar. “Houve uma melhoria significante e perceptível do tráfego na Avenida Paralela, com as obras que já foram entregues. Para os pedestres, nós fizemos ligações com a construção de passarelas. Para os carros, através dos viadutos. Fizemos também intervenções viárias em Pernambués. Ampliamos a saída da Paralela e a integração no Iguatemi e a gente ainda tem outras obras para entregar”, afirmou. E, dentre os investimentos feitos na mobilidade urbana de Salvador, o governador Rui Costa inaugura no próximo dia 3 de março, um novo trecho da chamada Linha Azul, que vai ligar a orla de Salvador ao Subúrbio Ferroviário. 

Fonte: Bahia Noticias // AO