Bahia

Obras da 'Linha Azul' desviam tráfego para ônibus na BR-324 até a primeira quinzena de dezembro

A mudança será feita por causa das obras em fase final para conclusão do corredor transversal conhecido como "Linha Azul", que liga a orla marítima ao subúrbio da capital baiana

Mateus Pereira/Gov-BA
Mateus Pereira/Gov-BA

O trânsito em um recuo (via marginal) existente na BR-324, entre a saída 621 da Rodovia Federal e a Jaqueira do Carneiro, será desviado para os ônibus que trafegam nas proximidades da Estação Pirajá, no sentido Feira de Santana x Salvador. A mudança será feita por causa das obras em fase final para conclusão do corredor transversal conhecido como "Linha Azul", que liga a orla marítima ao subúrbio da capital baiana.

Um ponto de ônibus provisório foi instalado no local e passará a funcionar a partir da manhã de sábado (15). A previsão é que esse desvio, exclusivo para o transporte coletivo, permaneça em operação até a primeira quinzena de dezembro.

Placas de sinalização instaladas no local irão orientar os motoristas de ônibus e usuários do ponto interditado. O trânsito de veículos leves segue inalterado nas demais faixas da BR-324.

A alteração realizada com a anuência da Via Bahia, concessionária que administra a Rodovia Federal, ocorre para a conclusão dos serviços do novo sistema viário da região pelo governo estadual, incluindo a implantação de um novo viaduto de ligação do São Caetano à Estação Pirajá e a execução de uma passarela de acesso dos moradores do bairro ao terminal de integração. de acesso dos moradores do bairro ao terminal de integração.

Linha Azul

Parte do conjunto das obras de mobilidade urbana realizadas pelo governo estadual, a Linha Azul foi planejada como um corredor alimentador do Metrô de Salvador e Lauro de Freitas de alta capacidade, integrando os modais de transporte coletivo nas Estações Pituaçu e Pirajá.

A Linha Azul possui quase 13 km de extensão, ligando o bairro de Patamares ao Lobato, com três faixas de trânsito, ciclovia e urbanização, além de requalificar as comunidades do entorno com a implantação de equipamentos esportivos e de convivência.

Entre as etapas já concluídas, destaque para as duplicações das avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, além da Ligação Lobato – Pirajá, que interliga a Rodovia Federal (BR-324) à Avenida Suburbana, através de quatro túneis, facilitando o deslocamento de milhares de pessoas que vivem nos bairros do Subúrbio Ferroviário, o que significa mais qualidade de vida e tempo junto às famílias.