A implantação do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos representa qualidade de vida para os moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador.
A declaração é do radialista e âncora do programa Ligação Direta da Nova Salvador FM, deputado federal Marcos Medrado.
Com o VLT a população deixará de ficar refém de uma única empresa de ônibus que não oferece um bom serviço, diz Medrado, acrescentando que, quando em funcionamento, as pessoas pegarão um único transporte, ágil e confortável, indo de Paripe até o terminal da França em poucos minutos.
O VLT irá substituir o atual Trem do Subúrbio e terá 19,9 quilômetros de extensão, com 22 estações e capacidade para transportar cerca de 200 mil usuários por dia.
O modal metropolitano, que ligará a região do Comércio de Salvador até a Ilha de São João, no município de Simões Filho, será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes. O investimento total previsto do VLT é de R$ 1 bihão e meio de reais.
O projeto é uma PPP – Parceria Público Privada. O contrato com o consórcio vencedor da Concorrência será assinado pelo governador Rui Costa em julho e as obras iniciadas em Outubro.
Por Alberval Figueiredo editor do LD Notícias