Ao participar da solenidade da assinatura da Carteira de Trabalho de mais 500 jovens para inserção no mercado de trabalho, o governador Rui Costa foi taxativo ao afirmar que “ O Programa Primeiro Emprego tá no meu coração” porque quebra o ciclo vicioso de que o jovem não consegue emprego porque nunca trabalhou nem teve carteira assinada.
A solenidade ocorreu às 9h da manhã desta terç-feira,28, no Hotel Deville, em Stella Maris, quando o governador concedeu uma entrevista coletiva e revelou um fato novo de que o programa não tem limite de idade, ao responder uma pergunta exclusiva do repórter do programa Ligação Direta da Nova Salvador FM e do site LD Notícias, integrantes do grupo de comunicação Marcos Medrado, de que têm pessoas participando com 50 anos de idade.
Rui Costa fez um balanço altamente positivo do programa até aqui, dizendo que dentro de 60 dias pretende chamar mais 500 jovens e que até o final do ano sua meta é alcançar 4 mil jovens. Detalhando o processo de seleção dos jovens, o governador disse que o processo de seleção é por território, por isso os jovens da capital não concorrem com os jovens do interior
Inscrições – Para participar do programa e ter a primeira experiência profissional, os estudantes que estão concluindo os cursos técnicos de nível médio e egressos, até o ano de 2015, da rede estadual de Educação Profissional, devem se inscrever no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), disponibilizando dados como telefone, e-mail e endereço. A outra alternativa para se cadastrar no Primeiro Emprego é ir direto na unidade escolar onde está matriculado ou concluiu o curso técnicos de nível médio.
A inscrição é essencial para que os estudantes sejam contratados. A convocação para as vagas é feita pelo SineBahia, através de publicação no Diário Oficial. O convocado também é acionado por telefone. Depois, o SineBahia encaminha os técnicos para os órgãos e empresas participantes do Primeiro Emprego. Os empregos serão oferecidos na área de estudo de cada jovem, tanto em órgãos públicos quanto na iniciativa privada
Por Alberval Figueiredo
Jornalista
Foto: Paulinho FP