Perseverança. Esta é a palavra que define a posse dos novos defensores públicos Clóvis Barreto dos Reis Filho e Freddy Alberto Barreto Costa empossados nesta sexta-feira, 22. Os defensores públicos são oriundos do certame de 1999, e só agora foram nomeados, devido a uma discussão judicial que se arrastou por 16 anos, envolvendo os até então candidatos ao cargo.
O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, durante a cerimônia disse que a trajetória de Clóvis Filho e Freddy Costa até chegarem à cerimônia de posse retrata fielmente a perseverança. "Uma luta de mais de 16 anos motivada pelo desejo de fazer parte desta instituição, embora já fossem servidores públicos", afirmou o defensor geral.
Clóvis Filho afirmou na solenidade que a posse no cargo de defensor público é um momento de muita alegria. "Verdadeiramente é uma honra fazer parte desta instituição. Apesar de ter completado há pouco tempo 30 anos de existência, já ocupa posição de destaque no nosso sistema de justiça, desempenhando papel relevante no que diz respeito ao acesso à justiça para aqueles, que em razão de sua hipossuficiência ou vulnerabilidade, tem seus direitos cerceados", afirmou o defensor público.
De forma muito emocionada Freddy Costa iniciou seu discurso: "Hoje é um dia muito especial em minha vida e um turbilhão de sentimentos aflora à alma. Um misto de satisfação, saudade, gratidão, expectativa e esperança. Uma luta de mais de 16 anos, com inúmeras batalhas, revés, sofrimento, mas tudo valeu à pena".
A presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – ADEP, Ariana Sousa, conclamou os novos defensores públicos a fazerem parte da luta associativa. "A Defensoria Pública no ano de 2015 fez 30 anos. e é o que é por conta das lutas associativas. E essa luta foi consolidada com a emenda constitucional 80 de 2014, através de um esforço muito grande dos defensores públicos", pontuou Ariana Sousa.
Estiveram presentes ao evento o subdefensor geral, Rafson Saraiva Ximenes; a corregedora da Defensoria Pública, Maria Auxiliadora Teixeira; a ouvidora da DPE, Vilma Reis; a procuradora geral adjunta do Estado, Luciane Rosa Croda; o delegado chefe da polícia civil, Bernardino Filho; o comandante do 14} Batalhão PM de Santo Antonio de Jesus, tenente coronel PM Adalberto Piton; o delegado diretor adjunto do Depin, Rusdenil Franco, dentre outras autoridades; defensores públicos , servidores e familiares dos novos defensores.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – DPE/BA)