Dando continuação às ações de ordenamento do comércio da Avenida Sete, no coração de Salvador, a Prefeitura deve entregar até o início de setembro a requalificação do Largo Dois de Julho, que inclui a reforma do Mercado Municipal Dois de Julho e do Mercado das Flores, além de intervenções nos arredores dos equipamentos.
A requalificação é de responsabilidade da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) e integra as ações dos programas Território Empreendedor da Avenida Sete de Setembro e de Requalificação dos Mercados de Salvador, previstos no Planejamento Estratégico da Prefeitura.
De acordo com a secretária da Semop, Rosemma Maluf, além das intervenções estruturais também serão realizadas, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae-Bahia), ações voltadas à requalificação comercial dos estabelecimentos localizados no entorno do espaço. “No momento, está sendo realizada uma pesquisa com moradores e clientes dos comércios locais para identificar o perfil e os anseios do público. Este diagnóstico dos negócios será necessário para que a partir daí possam ser montadas capacitações estratégicas que serão feitas para aperfeiçoamento dos estabelecimentos do bairro”, explicou a gestora.
Participarão deste processo cerca de 50 empresários, além de feirantes e ambulantes. Os estabelecimentos que receberão capacitação possuem diversas áreas de atuação e englobam desde bares e restaurantes a padarias. Uma das propostas desta ação é fortalecer o roteiro gastronômico do bairro, que possui espaços culinários consolidados como o Porto do Moreira e o Feijão do Fuscão.
Empreendimentos criativos – O tradicionalismo do Largo Dois de Julho e sua influência musical e cultural sobre Salvador também favorecem a prática de empreendimentos criativos, modelos de negócio ou gestão que fogem dos padrões tradicionais e focam em atividades, produtos ou serviços diferenciados. Rosemma Maluf explicou que as ações da pasta também irão fomentar este modelo de economia, já que na região moram muitos artistas, artesões e músicos.
Segundo a gestora de Projetos de Revitalização de Espaços Comercias do Sebrae, Idimara Dantas, as capacitações devem ter início no mês de setembro. “Faremos uma apresentação para os comerciantes de todas as capacitações na área de tecnologia que o Sebrae possui para que possamos dar início efetivamente às capacitações”. A reunião ocorrerá no restaurante São Vicente, no Dois de Julho, onde acontecem semanalmente as reuniões de governança do projeto. Com os ambulantes já está sendo executado um trabalho de consultoria no mesmo local onde eles atuam, além de encaminhamento para realização de oficinas. Dantas estima que sejam atendidos cerca de 250 ambulantes.
Intervenções – Com o processo de requalificação, o novo Mercado Dois de Julho vai contemplar 12 boxes com balcões frigoríficos e área externa para abrigar cerca de 70 feirantes. A recuperação total no entorno abrange obras da Rua da Forca, Do Cabeça e do Largo Inocêncio Galvão. Já foram realizados serviços de requalificação na iluminação do entorno. Foram executados serviços de pintura, implantação de proteção para impedir a passagem de veículos em locais estratégicos, recuperação de piso e paralelos, desobstrução de caixas e drenagem.
Fonte: Agecom