Bahia

Nove casos de racismo são identificados no Carnaval

Balanço foi divulgado nesta quinta-feira (23)

Vagner Souza /Salvador FM
Vagner Souza /Salvador FM

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Promoção da Igualdade Racial, dos Povos e das Comunidades Tradicionais (Sepromi), divulgaram nesta quinta-feira (23) o balanço das ações realizadas durante o Carnaval 2023.

Durante o atendimento da SPM, dois casos foram encaminhados à Ronda Maria da Penha. No total foram realizadas 48 orientações da Lei Maria da Penha, 63 orientações da Lei Importunação e Assédio Sexual e outras 306 orientações e informações sobre a SPM, num total de 13.006 atendimentos.

Já a Sepromi, realizou 140.224 ações de campanha educativa, atendimento preventivo e acolhimento dos casos de violação de direitos na esfera racial durante os seis dias da folia.

O atendimento foi realizado na Unidade Móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, no bairro de Ondina.

“Geralmente, a gente acolhe esses casos, essas denúncias de racismo e atuamos junto à rede. Quem é essa rede? Ministério Público, Defensoria Pública, a Secretaria de Segurança Pública, que também tem nos ajudado muito com o levantamento desses dados. A gente já está fazendo esse trabalho de rede com as vítimas, articulando com essas instituições para que esses acusados sejam punidos. Estamos tendo todo esse cuidado, todo esse trabalho humanizado”, contou Aline Santos, coordenadora da Unidade Móvel.