As novas normas para motoristas e veículos de transporte por aplicativo criadas pela Prefeitura de São Paulo vão valer a partir do dia 10,
Motoristas têm reclamado da dificuldade para atender a todas as exigências impostas pelo município, em especial o novo curso obrigatório, que prevê 4 horas de aulas presenciais e 12 horas de aulas a distância – e já falam em uma manifestação na próxima segunda-feira, dia 8.
A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo contesta as alegações, e diz que as regras trarão mais segurança para os usuários. Pelas novas normas, editadas no ano passado, os carros que prestam serviços por aplicativos na capital não podem ter placas de outros municípios.
Veículos com placas de outras cidades que tragam passageiros à capital têm de voltar vazios – e não poderão pegar corridas no município. Carros com placas da capital, que vêm de outras cidades, não serão fiscalizados.
"O que mais está nos prejudicando é a exigência de um carro com até cinco anos de uso", diz a motorista Dani Taiba, de 43 anos. Ela tem um Fiesta ano 2010, e ainda paga prestações. "Para mim me afeta duplamente, porque o carro está financiado no nome do meu pai, então a placa é de São Bernardo (do Campo, na Grande São Paulo)", comenta.
E em Salvador, porque a prefeitiura se omite da regulamentação, uma vez que já houve vários casos de vítimas com motoristas do Uber?
Estadão //// Redação do LD Notícias, por Alberval Figueiredo