Bahia

Novas bandeiras de identificação são instaladas nas praias de Salvador para sinalizar banhistas

São 540 bandeiras (200 vermelhas, 200 amarelas, 70 verdes e 70 roxas) – que vão sinalizar aos banhistas sobre os riscos na área

Bruno Concha/Secom
Bruno Concha/Secom

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), recebeu, nesta segunda-feira (7), novas bandeiras de identificação que foram instaladas em praias de Salvador. São 540 bandeiras (200 vermelhas, 200 amarelas, 70 verdes e 70 roxas) – que vão sinalizar aos banhistas sobre os riscos na área.

Segundo o coordenador de Planejamento da Salvamar, Kailani Dantas, a nova forma de sinalização das praias, com o acréscimo de bandeiras nas cores verde (baixo risco) e roxas (área de animais marinhos), vem para implementar o modelo nacional, seguindo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

Antes, o órgão possuía apenas as bandeiras amarela e vermelha, que sinalizavam atenção e perigo, respectivamente.

"As bandeiras verdes vêm com a intenção de sinalizar o local adequado para o banho, com maior segurança. Já as bandeiras roxas servem para alertar. Existem períodos em que as praias são infestadas por caravelas que causam acidentes e queimaduras, além de pinaúnas, cujo contato com os espinhos é muito doloroso", explicou Dantas.

O chefe de Busca e Salvamento (Sesal), Luciano Pinho, destacou a importância da sinalização, pois representa o primeiro elo da cadeia da sobrevivência, que é a prevenção.

"Com as bandeiras poderemos sinalizar melhor as praias e informar aos banhistas os locais de grande, médio e pequeno risco, além de informar o local apropriado para banho. É como se fosse um semáforo, informando quando se deve ir adiante, quando se deve ter cuidado e quando evitar o banho de mar", contou Pinho.

Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o Salvamar pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Prevenção

De acordo com a Salvamar, neste mês de novembro, o órgão contabilizou 16 resgates e 280 prevenções realizadas junto aos banhistas. No último final de semana – sábado (5) e domingo (6)-, foram 57 prevenções promovidas na orla de Salvador.

A Salvamar dispõe de 270 agentes distribuídos em 35 postos, ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município.

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo possui moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes.

Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.