Bahia

Nova sede da Sempre amplia capacidade de atendimento à população

Os atendimentos presenciais no novo prédio começam na segunda-feira (18), com funcionamento das 8h às 17h

Divulgação
Divulgação

A nova sede da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), teve sua inauguração nesta sexta-feira (15), na Rua Miguel Calmon, no Comércio. Com a capacidade de atendimento quadruplicada, passando de 200 para 800 pessoas diariamente, a unidade foi apresentada pelo prefeito Bruno Reis, em cerimônia que contou com a presença do secretário Kiki Bispo e demais autoridades municipais. 

Os atendimentos presenciais no novo prédio começam na segunda-feira (18), com funcionamento das 8h às 17h.

O prefeito destacou a função social da Sempre em mudar a realidade do cidadão carente da capital baiana. "Aqui é a casa dos pobres, a casa de quem mais precisa, dos mais carentes de nossa cidade. Que este espaço sirva de motivação para todos desta equipe. Os desafios são grandes e serão superados com trabalho e motivação”, declarou Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal ainda ressaltou que a pandemia trouxe consequências diretas na área social, como o aumento do número de desempregados e de pessoas que agora dependem de uma orientação e acompanhamento psicossocial. Nesse período, a Prefeitura tentou minimizar os impactos, com a distribuição de cestas básicas, auxílios emergenciais e apoio à classe cultural.

“Se antes, nosso desafio era organizar a assistência e atualizar a estrutura, hoje ele é ainda maior, diante do cenário que estamos enfrentando. Por isso, temos de nos preparar e investir recursos. E no que depender de nossa gestão eles não vão faltar. Temos um compromisso com a área social. O planejamento estratégico prevê ainda mais investimentos para os próximos três anos, atacando problemas e enfrentando-os com inteligência, trazendo as melhores soluções", completou.

Melhorias

Após reformas na estrutura física, a nova estrutura, que soma cerca de 550 m² de área destinada ao público, possibilita atender quatro vezes mais pessoas para inscrição e atualização do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Tarifa Social de Energia, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), dentre outros. No âmbito municipal, a população também poderá acessar benefícios eventuais como Auxílio Natalidade, Auxílio Funeral, Auxílio Moradia e Auxílio Emergência.