Trabalhadores, estudantes, turistas, viajantes, famílias. Quem precisa se locomover em Salvador e utiliza a linha dois do metrô, que entrou em operação na segunda-feira (5) com a presença do governador Rui Costa, percebe que houve uma transformação para melhor na rotina da capital baiana. No primeiro dia de operação, a CCR Metrô Bahia, operadora do sistema, identificou um acréscimo de 30% na quantidade de passageiros transportados, saindo de 50 mil em média, para 69 mil pessoas.
Jorge e Silvana, que moram em Bom Juá, pegaram o metrô levando no colo Sofia, que tem menos de um ano, desceram no Acesso Norte 2 e continuaram para a Estação Rodoviária. “De ônibus era horrível, o ônibus vem muito cheio, tem gente que não cede a cadeira, de metrô com a criança é tranquilo, mais confortável e mais seguro”.
Além da segurança, a professora Geise Caren Pinto, 27 anos, que também mora em Bom Juá, outro benefício é o tempo economizado. “Eu tinha que sair de casa às 16h para chegar ao trabalho, próximo à Estação Rodoviária, antes das 18h e muitas vezes não conseguia, demorava mais de duas horas, em cada viagem. Agora, faço em meia hora, com muito mais segurança e conforto. Sobra tempo para descansar, para fazer minhas coisas”.
Coisa para fazer é o que não falta, principalmente para quem trabalha e estuda, como Daiana Ribeiro, que é menor aprendiz. “Eu trabalho de terça a sábado, mas até a sexta-feira eu tinha que sair correndo do trabalho e pegar dois ônibus, chegava tarde na escola, porque estudo de noite. Agora, tenho mais tempo, chego com facilidade no trabalho, e quando volto, chego cedo na escola descansada para assistir as aulas. Tenho certeza de que essa facilidade vai ter reflexo no meu aproveitamento e também no meu futuro”.
As melhorias não são apenas para quem anda de metrô, de acordo com a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, Grace Gomes. “A expectativa é que facilite a vida de quem ainda anda de ônibus ou de carro pelas ruas de Salvador, que hoje são engarrafadas, o tempo de demora da viagem de ônibus é muito maior. O importante é as pessoas entenderem que o metrô traz uma viagem mais rápida, segura e confortável. Para isso, ainda falta completar o projeto de integração com os ônibus, que depende apenas da gestão municipal”.
Fonte: Secom