Passageiros do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, não enfrentaram longas filas na manhã desta segunda-feira (18), mesmo após as mudanças determinadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que tornaram as inspeções mais rigorosas em todos os aeroportos brasileiros. O movimento foi tranquilo no local, sem registros de tumultos ou reclamações de atrasos nos voos.
Com a determinação, a inspeção de bagagens e a revista de passageiros foram intensificadas nos voos domésticos nacionais e internacionais. A Anac determina, entre outras medidas, a revista física de todos os passageiros, inclusive crianças, idosos e deficientes físicos, que poderão ser abordados a qualquer momento.
Nesses casos, o usuário do serviço tem o direito de exigir a presença de uma testemunha. Quem se recusar a passar pela revista não poderá embarcar.
Considerando que a mudança vai aumentar o tempo para chegar às salas de embarque, as companhias aéreas e a Anac orientaram, primeiramente, que os passageiros se apresentassem para o check-in com uma antecedência de 1h30. Depois, a Agência orientou a chegada do passageiro duas horas antes.
Apesar da tranquilidade na capital baiana, outras cidades do Brasil, como São Paulo, registraram longas filas e atrasos nesta segunda-feira. Por isso, é importante que o passageiro que vá passar por algum desses locais fique atento a possíveis imprevistos.
A intensificação não tem prazo para acabar. Segundo a Anac, essa medida, que começou 18 dias antes da Olimpíada, não tem ligação com os jogos ou com outro fator externo. A agência reguladora informou, ainda, que no exterior são adotadas medidas semelhantes de segurança.
Reprodução/G1