Bahia

'Não vamos cuidar só da segurança, porque isso é obrigação do estado', diz Sturaro sobre atuação na PB

Coronel da reserva foi anunciado coordenador para atuar no Centro Histórico

Paulinho FP - Portal Salvador FM
Paulinho FP - Portal Salvador FM

Anunciado coordenador da Prefeitura Bairro do Centro Histórico, o ex-comandante da Polícia Militar, Humberto Sturaro, terá muitas atribuições além da gestão de combate à violência na região. Em conversa com o Portal Salvador FM, o coronel da reserva conta que ao assumir o cargo cumpre a 'determinação de um amigo’, o prefeito Bruno Reis.
 
trazer a nossa experiência para uma gestão ainda maior, porque não é só gestão de segurança pública. Ser gestor de uma Prefeitura Bairro é um desafio e desafios são para ser enfrentados. A gente não vai só cuidar da segurança pública ou da falta dela no Pelourinho, porque isso é uma obrigação do estado. Segurança pública cabe ao estado e nós temos que apoiar o estado dando a ele tudo que nós temos, tanto de pessoal, material e infraestrutura, para que ele possa cumprir sua missão da melhor maneira possível. Vamos cuidar de todo um conjunto, cultura, pessoas, saúde pública, fazer tudo para que o Pelourinho tenha vida novamente", disse à reportagem.

Dentre as medidas anunciadas pela gestão municipal está a convocação de 100 guardas civis municipais para atuar no Centro Histórico. Conforme ressalta Sturaro, esse suporte irá ampliar o monitoramento em equipamentos públicos, também atribuição da GCM. 

"É dever nosso, cabe à Guarda zelar pelo patrimônio municipal. Esses homens vão trabalhar exclusivamente no Pelourinho, mas vamos tratar para que haja uma superposição de policiamento, em virtude do trabalho ostensivo já empregado pela PM. Essas praças que são destruídas, infelizmente a gente não pode colocar um policiamento 24 horas, porque um trabalho de conscientização da população também precisa ser feito", pontuou.  

*Com informações do repórter Paulinho FP