Bahia

"Não tem como prever fim da necessidade do uso das máscaras", aponta secretária de saúde

Adélia, ainda disse que as medidas devem continuar por um tempo até que a vacinação atinja no mínimo 95% de toda população

Vagner Souza/Portal Salvador FM
Vagner Souza/Portal Salvador FM

A secretária de Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, falou nesta segunda-feira (14), sobre o desafio de flexibilizar o uso da máscara no estado e afirmou que apesar do cenário ser positivo não consegue prever a desobrigatoriedade das medidas sanitárias na Bahia. 

“Eu entendo que a população se cansa das medidas dos nossos farmacológicos de enfrentamento à pandemia. De fato nós todos queremos olhar o rosto inteiro das pessoas. Nós queremos e tá na pipoca, né? Mas não é possível se a sociedade não se proteger agora por isso o uso de máscaras é um dos quatro elementos que nós temos de proteção da população. Então… hoje é use máscara, se proteja e proteja quem você gosta. O estado da Bahia não prever por agora o fim da necessidade do uso das mascaras mas não vamos aplicar medidas duras, só depende da vacinação”, afirma Pinheiro.

O decreto com as medidas de enfrentamento à Covid-19, em toda Bahia, segue sem alterações até o domingo (14) desde o início da pandemia. Adélia, ainda disse que as medidas devem continuar por um tempo até que a vacinação atinja no mínimo 95% de toda população.

“Talvez a gente leve muito tempo para deixar de usar máscaras em locais fechados e flexibilizar as outras proteções principais. A covid-19 é uma doença perigosa que causa muitos efeitos a longo prazo, não estamos falando de uma doença corriqueira temos que os manter salvos", finalizou Adélia.