Bahia

Mutirão promove adequação de nome e gênero em Salvador; saiba mais

O serviço pode ser solicitado por pessoas trans/não binárias maiores de 18 anos, que residam em salvador.

Jefferson Peixoto/Secom
Jefferson Peixoto/Secom

A Defensoria Pública do Estado da Bahia realiza entre 6 e 10 de fevereiro o VII Mutirão de Adequação de Nome e Gênero para Pessoas Trans. O atendimento acontece das 8h às 14h, na Casa dos Direitos Humanos, no bairro de Nazaré.

Podem requisitar o serviço pessoas trans/não binárias maiores de 18 anos, que residam em salvador. Para solicitar, o interessado deverá apresentar o RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, certidão de nascimento, certidão de casamento (se for o caso), carteira de dispensa militar (se for o caso) e passaporte (se for o caso). Outros documentos podem ser solicitados a partir do atendimento.

A iniciativa é em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur), Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, Ministério Público do Estado da Bahia, Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpenba) e o Coletivo Mães pela Diversidade.

Dia da Visibilidade Trans
Como parte das ações previstas em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado no próximo domingo (29), a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com o Salvador Norte Shopping, Salvador Shopping e Unifacs, promoverá ainda uma ação para contribuir com a realização do mutirão. Será montado nos dois shoppings um estande de informações e ações para sensibilização de pessoas para o mutirão. Nos espaços, haverá também rodas de conversas e intervenções artísticas.

No Salvador Norte Shopping, o atendimento acontece na terça-feira (31), e no Salvador Shopping, o estande estará montado nos dias 1º e 2 de fevereiro. Os espaços funcionarão das 9h às 20h, respectivamente.