Bahia

Mutirão para identificar doenças pulmonares começa nesta segunda-feira, em Salvador

Ação será realizada até a próxima sexta-feira (3), no Hospital Estadual Octávio Mangabeira

Divulgação/Sesab
Divulgação/Sesab

A ação "Mutirão Respire Vida",  para identificar doenças pulmonares através do exame de espirometria, foi iniciada nesta segunda-feira (30), no Hospital Estadual Octávio Mangabeira (HEOM), no bairro do Pau Miúdo, em Salvador. O mutirão será realizado até a próxima sexta-feira (3).
 
A espirometria possibilita a detecção de sinais precoces de perda da função pulmonar com padrões obstrutivos, restritivos e padrões mistos, que ajudam o médico a confirmar algumas doenças, ou sinalizar sobre a necessidade de aprofundar a investigação com outros exames complementares, como exames de imagem.
 
A realização do exame está disponível para pessoas com 18 anos ou mais, que apresentam sintomas respiratórios crônicos como, por exemplo, tosse, falta de ar, fumantes, história de asma na infância; ou indivíduos com suspeita de doenças pulmonares em investigação como asma na infância, fibrose pulmonar e distúrbios do sono.

Para ter acesso ao atendimento, é necessário fazer agendamento presencialmente, na Central de Marcação do HEOMHGESF ou pela internet através do email [email protected].
 
No local, o público também poderá participar de palestras e outras atividades educativas. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), está prevista a realização de 60 exames por dia durante a ação, sendo 30 atendimento pela manhã e o restante à tarde.