A prefeitura de Salvador realiza nesta sexta-feira (28), nas 155 unidades básicas mais um mutirão para atualização e/ou cadastro das pessoas com as doenças crônicas (comorbidades). A intenção é facilitar o acesso dessas pessoas à vacina contra a Covid-19, já que fazem parte do público prioritário para a imunização.
A mobilização acontece das 8h às 16h para facilitar o acesso de portadores de agravos como diabetes e hipertensão, por exemplo, e ainda não foram cadastrados no sistema da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), terem acesso à consulta com médico para habilitação na estratégia. Antes de comparecer ao posto de saúde, o paciente deve consultar se o próprio nome já está disponível na plataforma digital da SMS, através do site. Caso o paciente não localize ou não tenha acesso à plataforma, pode se dirigir a uma unidade de saúde municipal mais próxima da residência para avaliação médica.
Após identificada a condição priorizada no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, o paciente com idade igual ou superior a 18 anos terá o nome atualizado e/ou cadastrado na plataforma digital de comorbidades da SMS, ferramenta criada para garantir segurança e evitar fraudes no processo de imunização. O acesso ao site para cadastro é restrito ao profissional médico que deverá utilizar o mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.