Bahia

Mutirão cadastra famílias que tiveram casas alagadas com as chuvas em três bairros de Salvador

A Prefeitura de Salvador realizou no sábado (23) um mutirão nos bairros de Parque São Cristóvão, Mussurunga e Jardim das Margaridas

Divulgação
Divulgação

A Prefeitura de Salvador realizou no sábado (23) um mutirão nos bairros de Parque São Cristóvão, Mussurunga e Jardim das Margaridas para assistir as famílias que tiveram as casas alagadas e danificadas em decorrência das chuvas.

A ação deste final de semana foi organizada em reunião de alinhamento, realizada na noite de sexta-feira (23) sob a coordenação da vice-prefeita Ana Paula Matos, e que contou com as presenças do secretário da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro, e do diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo.

“Organizamos de uma forma para que a assistência chegasse de forma efetiva para essas famílias, que sofreram danos materiais com as chuvas. O trabalho integrado entre a Sempre e a Codesal foi fundamental para assistirmos mais pessoas, que ainda passam por esse momento difícil”, declarou Ana Paula.

O resultado, conforme destacou o secretário da Sempre, foi um total de 328 famílias cadastradas pela Codesal para receber benefícios pela Sempre, sendo a maioria o auxílio aluguel e emergencial (que varia de um até três salários mínimos). Desse total, foram seis cadastros realizados no Jardim das Margaridas, 221 no Parque São Cristóvão e 101
em Mussurunga.

"Mesmo não sendo atribuição direta da Prefeitura de Salvador, nos sensibilizamos com o sofrimento das famílias e estamos fazendo essa ação para minimizar os prejuízos causados pelos alagamentos", ressaltou Ribeiro.

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, explicou que, mesmo com a diminuição das chuvas, toda a equipe continua de plantão para atender aos chamados da população. "Obviamente, nossa prioridade será sempre as áreas de risco e a preservação de vidas. Nesse segundo momento, com o perigo já minimizado, continuamos o trabalho atendendo aos chamados daqueles que tiveram as casas danificadas. Após a abertura das comportas da Barragem de Ipitanga, a manutenção foi concluída pela Embasa. Os níveis da barragem já estão baixando, devendo atingir valores normais dentro das próximas horas”, afirmou.