O município de Cardeal da Silva, no litoral Norte da Bahia, registrou nos últimos quatro dias diversas enchentes em razão das fortes chuvas que atingem a Bahia. O impacto ambiental deixou mais de 50 desabrigados no município, além de comprometer a estrutura de imóveis, mas não há registro de desaparecidos e óbitos.
O principal motivo para a inundação é a cheia do Rio Inhambupe, cidade que fica a menos de 100 km de Cardeal. Equipes da Prefeitura abriram valas para intensificar o escoamento da água. Até o momento, não há registro de falta de energia, sinal de internet ou água no município.
Os desabrigados são assistidos na creche Municipal Paraíso Infantil Irmã Dulce até que o risco iminente de chuva seja cessado.
O prefeito de Cardeal, Branco Sales (PP) alega que a cidade está em baixo d’água e já notificou o Estado para pedir apoio, mas até o momento, a cidade segue desamparada. “Peço a sensibilidade de gestão para que olhe por essa cidade. Os esforços do município são limitados e necessitamos de um apoio da Defesa Civil, dos Bombeiros, social, estrutural, logístico e financeiro para salvar a dignidade e a vida dessas pessoas. Parecemos invisíveis, Cardeal está fora da estatística, mas a verdade é que a cidade passa por uma situação de emergência e não podemos aguardar mais tanto tempo”, lamenta.