Um grupo de mulheres participou da "Marcha pela vida das mulheres negras", na manhã desta terça-feira, 25. Elas estavam reunidas, desde as 9h, em frente ao Shopping da Bahia, na avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM). Logo depois, elas saíram em caminhada pela avenida, sentido Lucaia. Por conta da manifestação, o trânsito ficou bem lento na região. O protesto já terminou.
No ato, elas utilizaram alguns instrumentos musicais e, com canções, pediram o fim da violência e de mortes de mulheres. A ação faz parte de uma mobilização nacional e ocorre em várias capitais. Além disso, o movimento também reivindica melhorias assistências à saúde das mulheres negras e penalização da discriminação racial e sexual, além da garantia dos direitos das trabalhadoras domésticas.
A marcha reverencia o Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha, celebrada no dia 25 de julho. Este ano, o movimento traz como tema “Pela vida das mulheres negras”, destacando a necessidade de mais ações coletivas e políticas públicas que visem ao enfrentamento da violência recorrente e sistemática contra mulheres e meninas negras.
Reprodução: A Tarde on line